Sugestão de atividade
O primeiro capítulo do livro pode servir como complemento ao volume 1 do didático de biologia, pois trata de temas clássicos e de forma menos conceitual e densa, com exemplos que facilitam o entendimento. Por exemplo: os alunos, em geral, têm dificuldades para entender a diferença entre genes e alelos, algo que poderia ser resolvido com a leitura das páginas 22 a 27.
Você também pode propor como leitura obrigatória apenas as partes 2 e 3 (depois vale a pena perguntar se alguém leu a parte 1 por conta própria). Discuta os principais conceitos para esclarecer dúvidas e apontar caminhos. Peça, então, que os alunos procurem reportagens e artigos sobre genes humanos do tipo “cientistas descobrem novo gene do câncer”. Escolha alguns itens necessários para a pesquisa como: informação principal da reportagem; evidências empíricas da informação; relação entre a informação e a linha editorial da revista/jornal; função do gene citado; possibilidades médicas e problemas éticos relacionados a esta descoberta. A discussão a partir daí pode ser feita de várias formas. Você pode receber as pesquisas, agrupá-las por temas e depois montar grupos de alunos com temas similares, que poderão preparar um breve seminário para a classe.
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