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Sequenciaram o genoma humano... E agora?

Encarte pedagógico

Um dos projetos mais audaciosos já propostos pela humanidade, o sequenciamento do genoma humano revolucionou o mundo da Ciência e é um assunto sempre presente em todas as mídias.

Os conhecimentos de biologia humana gerados por esse projeto revolucionarão a vida de cada um de nós e, por isso, é fundamental que todos nós sejamos informados sobre esse projeto e suas repercussões.

Qual o impacto dessa descoberta? Que avanços científicos trarão? Haverá benefícios para a qualidade de vida? Quais são os perigos éticos e sociais do mau uso desse novo conhecimento? Estas e outras questões presentes no livro são um estímulo para que todos participem destas discussões.

96 páginas
ISBN: 85-16-04588-9

 

Lygia da Veiga Pereira

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Ph.D em Genética Molecular pelo Mount Sinai Medical Center, Nova York. Professora livre-docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências, USP.

 

Sugestão de atividade

O primeiro capítulo do livro pode servir como complemento ao volume 1 do didático de biologia, pois trata de temas clássicos e de forma menos conceitual e densa, com exemplos que facilitam o entendimento. Por exemplo: os alunos, em geral, têm dificuldades para entender a diferença entre genes e alelos, algo que poderia ser resolvido com a leitura das páginas 22 a 27.

Você também pode propor como leitura obrigatória apenas as partes 2 e 3 (depois vale a pena perguntar se alguém leu a parte 1 por conta própria). Discuta os principais conceitos para esclarecer dúvidas e apontar caminhos. Peça, então, que os alunos procurem reportagens e artigos sobre genes humanos do tipo “cientistas descobrem novo gene do câncer”. Escolha alguns itens necessários para a pesquisa como: informação principal da reportagem; evidências empíricas da informação; relação entre a informação e a linha editorial da revista/jornal; função do gene citado; possibilidades médicas e problemas éticos relacionados a esta descoberta. A discussão a partir daí pode ser feita de várias formas. Você pode receber as pesquisas, agrupá-las por temas e depois montar grupos de alunos com temas similares, que poderão preparar um breve seminário para a classe.