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Bioética – Uma face da cidadania

Encarte pedagógico

A partir da segunda metade do século XX, as descobertas fabulosas que possibilitaram um desenvolvimento nunca visto da biologia genética trouxeram consigo questões de natureza ética, fazendo surgir a bioética. Temas como clonagem, produtos transgênicos, procriação humana assistida, contracepção, aborto, eutanásia têm provocado indagações sobre as vantagens e os riscos da manipulação genética. Isso porque as tecnologias decorrentes desse novo saber desencadearam um biopoder que pode estar a favor da melhoria da qualidade de vida, mas também representam enormes riscos decorrentes do caráter classista, machista e racista que ainda persiste no seio das sociedades divididas. Por isso, mais do que nunca, é necessária a reflexão sobre os fins a que se destinam as pesquisas científicas para que as políticas que as orientem sejam democráticas e não excludentes.

200 páginas
ISBN: 85-16-04043-7

 

Fátima Oliveira

Médica e autora de artigos sobre bioética, genética e saúde da mulher.

 

Sugestão de atividade

Como o tema é ética, justiça, você pode simular um tribunal com os alunos. Antes disso, peça a um aluno com dotes retóricos para ler, solenemente, o juramento de Hipócrates (pág. 80). Estimule a classe a fazer uma análise desse discurso e veja se chegam às críticas da página 81. Depois peça que leiam o capítulo 5 e busquem livremente, no resto do livro, algum tema de interesse. Uma semana depois esclareça dúvidas da leitura e confira os temas mais “votados”. A partir desse resultado, escolha um caso específico para ser discutido no tribunal. Uma possibilidade (polêmica e próxima) é o tema do aborto, que inclusive já estava no juramento de Hipócrates. Nesse caso, você pode usar o capítulo 8.

Para fazer o tribunal, precisaremos de um juiz, um réu, um advogado, um promotor, algumas testemunhas e o júri. O ideal é que todos os papéis sejam eleitos pelos alunos, mas isso depende de cada classe. Um caso razoavelmente detalhado precisa ser elaborado por você, ou retirado de exemplos do livro. Os alunos devem, então, se dividir em grupos, cada qual para ajudar a preparar um dos papéis principais descritos (inclusive as testemunhas). Depois dessa preparação, reserve umas três aulas para a realização do tribunal.