Meio Ambiente - Visão Geral > Ecologia e cidadania
Ecologia e cidadania

Encarte pedagógico

Esse livro trata a ecologia integrada à cidadania, ao dia a dia, mostrando como se forma a consciência ecológica e como esta pode transformar a economia, a saúde, a tecnologia, as cidades, enfim, o comportamento. O desafio é mudar as mentalidades e a base é a educação ambiental. Para tanto, o autor questiona, denuncia e aponta caminhos, propondo a necessidade de criar parcerias para uma gestão realmente participativa dos recursos ambientais.

152 páginas
ISBN: 85-16-04567-6
 

Carlos Minc

Nasceu em 1951. Participou da resistência contra a ditadura militar, foi preso em 1969 com 18 anos e banido do país. Retornou com a anistia em 1979. No exílio, viveu um ano em Cuba, dois no Chile, dois na França e cinco em Portugal. Em 1986, Minc foi eleito deputado estadual (RJ) pelo Partido Verde (PV), e em 1994 reeleito pelo PT. Na Assembléia Legislativa presidiu as comissões de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente.

 

Sugestão de atividade

Escrito pelo ministro do meio ambiente do governo Lula, esse livro traz uma visão mais humana da ecologia, destacando problemas e soluções existentes pelo globo.

Você pode usar esse livro como eixo para um trabalho. Vejamos algumas questões/problemas interessantes que o livro suscita: A era da recusa acabou? (capítulo 1); Os índios brasileiros são cidadãos? (capítulo 3); Uma cidade pode ser sustentável? (capítulo 4). Podemos propor também questões mais gerais, que estão mais espalhadas pelo livro: Que desenvolvimento queremos? Como resolver os problemas ambientais? Quais as soluções conhecidas para os diferentes problemas ambientais? Agir localmente ou agir globalmente? Como pensar globalmente e agir localmente? Quais são as principais causas da insustentabilidade humana?

Todas estas questões podem ser propostas como tema geral para um trabalho em grupo a partir da leitura do livro. De preferência, um trabalho interdisciplinar, dada a complexidade do tema e dos assuntos tratados.