Meio Ambiente - Visão Geral > O meio ambiente em debate
O meio ambiente em debate

Encarte pedagógico

Por meio da técnica, o ser humano consegue usar o conhecimento que tem da natureza a favor de seus próprios interesses, mas nem sempre atua de forma a respeitar o equilíbrio natural, provocando dessa forma a degradação ambiental. Para explicar esse processo, o autor parte do conceito de ecologia e de ecossistemas para melhor compreender os impactos ambientais provocados pelo ser humano, analisando inúmeros exemplos em diversas regiões do mundo e no Brasil. Adverte para a morte dos oceanos, os riscos do desmatamento, que cria desertos, bem como discute as diversas formas de energia e os efeitos danosos da industrialização e da urbanização descontroladas.

128 páginas
ISBN: 85-16-03952-8

 

Samuel Murgel Branco

Nasceu em São Paulo. Formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no curso de História Natural, especializando-se em ciências biológicas. Foi professor na Faculdade de Saúde Pública da USP, criando e desenvolvendo as disciplinas de hidrobiologia e de saúde ambiental. Foi Consultor Internacional de diversos órgãos da ONU, ministrando cursos especializados em países da América Latina, no Quênia, na Nova Zelândia, na Europa e em todo o Brasil. Faleceu em 2003.

 

Sugestão de atividade

Sugestão de atividade No início dos estudos sobre ecologia você pode propor uma discussão em torno do capítulo 2, que trata do equilíbrio ecológico. Depois da leitura (em sala de aula ou em casa), peça aos alunos para se dividirem em grupos de 3 ou 4 e elaborarem respostas à pergunta: “Como o ecossistema pode reagir ao aumento da população humana?”. Recomende a leitura dos capítulos 17 e 18 do volume 3 do didático de biologia. Duas aulas devem ser suficientes, uma mais para discussão, outra para elaboração da resposta. Depois, peça a alguns (ou todos) para socializarem as respostas, estimulando a discussão da classe com cada grupo. A ideia é que eles apliquem conceitos explicados no capítulo 2 de O meio ambiente em debate (relação malthusiana entre potencial reprodutivo e limitações do meio, importância dos predadores no equilíbrio ecológico – ou seja, dinâmica de populações). Algumas questões que podem ajudar: “Vai ter alimento para todo mundo em 2050?” (relacionada à questão dos biocombustíveis, por exemplo); “O ser humano tem predadores naturais?” (o que remete à questão das epidemias e pandemias, como a gripe suína – não temos predadores, mas temos parasitas naturais).