Sugestão de atividade
Objetivando consolidar nos alunos significados em relação à complexa realidade da Amazônia, a troca de correspondência entre os alunos do ensino médio e representantes dos vários grupos sociais que convivem com o desafio amazônico pode ser extremamente frutífera. O professor precisará estabelecer um primeiro contato com professores, já formados ou ainda em formação, atuantes no ensino médio nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará ou Roraima, seja em ambiente urbano ou rural. Em um segundo momento, os alunos elaboram cartas ou e-mails para serem trocados com os alunos de ensino médio dessas escolas.
É preciso trabalhar com os alunos a ideia de que existem grandes centros urbanos nos estados amazônicos e que o adolescente de lá apresenta características em comum com os adolescentes das diversas regiões do Brasil.
O professor deverá conduzir a elaboração das correspondências de modo que se problematize os significados da floresta para os dois grupos de adolescentes. Perguntas tais como o que cada um deles conhece efetivamente da floresta amazônica, como ela interfere no seu dia a dia e como todos contribuem para minimizar os impactos ambientais nesta região devem nortear a atividade.
Sugestão de site: http://www.museu-goeldi.br/ (Museu Goeldi). |