Meio Ambiente - O Planeta > Poluição do ar
Poluição do ar

Encarte pedagógico

Nesse livro, os autores descrevem a atmosfera terrestre desde sua formação há dois bilhões de anos até sua composição atual. Em seguida, analisam como o equilíbrio da natureza é alterado pelas fontes poluidoras, sejam elas naturais ou decorrentes da ação humana, ainda nos tempos primitivos, passando pelo período decisivo da Revolução Industrial, com o início do sistema fabril e a urbanização, processo que vem sendo acelerado até hoje. Classificam então as fontes de poluição, examinando como se dá a queima de combustíveis fósseis ou recicláveis e seus subprodutos tóxicos, bem como os efeitos no ambiente, comparando-os com os padrões de qualidade do ar. Diante dos prejuízos provocados pela poluição industrial, dos veículos e dos equipamentos domésticos, os autores destacam as formas possíveis de controle, bem como adverte sobre a necessidade de conscientização do problema por parte de todos os cidadãos.

112 páginas
ISBN: 85-16-04124-7

 

Samuel Murgel Branco

Nasceu em São Paulo. Formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no curso de História Natural, especializando-se em ciências biológicas. Foi professor na Faculdade de Saúde Pública da USP, criando e desenvolvendo as disciplinas de hidrobiologia e de saúde ambiental. Foi Consultor Internacional de diversos órgãos da ONU, ministrando cursos especializados em países da América Latina, no Quênia, na Nova Zelândia, na Europa e em todo o Brasil. Faleceu em 2003.

Eduardo Murgel

Nasceu em São Paulo, onde se formou em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP. Obteve o título de mestre em engenharia pela mesma escola. Desde o início da carreira dedica-se ao estudo da poluição atmosférica e sonora por veículos automotores. Trabalhou na Cetesb, onde participou do programa nacional de controle da poluição do ar por veículos automotores. É consultor no Brasil e exterior nas áreas de sua especialização, tendo participado do estudo ambiental de importantes projetos.

 

Sugestão de atividade

Considerando que boa parte da população reside nos grandes centros urbanos, a discussão acerca da poluição é algo presente e facilmente identificável por parte de nossos alunos e professores. Representa, portanto, uma temática que se insere na realidade local de grande parte do público escolar.

Assim, esse livro serviria bem ao trabalho de caso simulado, que consiste de uma atividade que divide a classe em distintos grupos que representam grupos sociais, a fim de debaterem um caso específico que tenha algum impacto na população local. É um tipo de trabalho que valoriza a participação, a atitude crítica e criativa por parte dos alunos. Para esse caso, em especial, o que se poderia debater é a instalação de uma indústria de alto potencial poluidor em uma certa região. Os grupos sociais poderiam ser representantes da indústria (que defenderiam os benefícios da instalação), sociedade civil (que arguiria sobre os benefícios e prejuízos da instalação), agentes ambientais (que trariam os efeitos da poluição do ar para a atmosfera, hidrosfera e seres vivos), poder público (que poderia mediar a discussão), por exemplo. O livro serviria para dar o suporte de pesquisa a esses diferentes agentes sociais, que, dotados de conhecimento, deveriam discutir, em plenária, a instalação ou não da indústria poluidora. Por se tratar de um caso simulado, a plenária deve decidir pela instalação ou não da indústria, a depender do resultado da discussão.