Sexualidade > Sexo, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis
Sexo, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis

Encarte pedagógico

A pessoa que vive bem com sua sexualidade se relaciona melhor com os outros, principalmente se lutar para vencer os preconceitos. O jovem se sentirá mais feliz e seguro se souber viver seu afeto, zelar por sua saúde, se tiver cautela com as DSTs e não se expuser ao vírus da aids. A autora discute a urgente necessidade de o jovem tornar-se suficientemente informado para viver sua sexualidade com segurança, protegido de eventuais contágios com as DSTs e, especialmente, livre da aids.

168 páginas
ISBN: 85-16-04770-9

 

Ruth de Gouvêa Duarte

Nasceu em São Carlos, SP. É bióloga pela Universidade Federal de São Carlos, sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, pós-graduada pela USP, mestra em Saúde Ambiental e doutora em Saúde Pública. Professora no Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

 

Sugestão de atividade

Nesse livro você encontra praticamente todos os temas relacionados à sexualidade, de masturbação, homossexualidade e fisiologia do orgasmo até doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), controle voluntário de gravidez e identidade sexual.

A sexualidade é um desses assuntos complexos que merecem ser abordados de várias maneiras. Você pode propor, tendo o livro como ponto de partida, um trabalho interdisciplinar. O professor de biologia pode trabalhar o capítulo 1, caso esteja ensinando evolução e o conceito biológico de espécie. Caso a matéria seja “corpo humano”, ele poderá aproveitar os capítulos 3, 4 e 5. Além disso, é importante que ele ajude os alunos a entenderem o capítulo 6, sobre métodos contraceptivos, e as principais DSTs (capítulo 13). Mas sexualidade não se reduz à biologia. Os professores de sociologia e de história, por exemplo, poderiam trabalhar o capítulo 2. O de filosofia, o capítulo 8, enquanto o de geografia as questões do crescimento demográfico e controle populacional (capítulo 7).