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Adolescente - Um bate-papo sobre sexo

Encarte pedagógico

Uma característica importante desse livro é a relação que estabelece entre as ciências biológicas, a antropologia e a psicologia, mostrando que a sexualidade não é tema apenas para a tradicional aula de ciências, mas que pode e deve ser debatido na sua interface com os diferentes significados culturais que ele implica. Rico em ilustrações e com uma linguagem leve, direta, didática e coloquial, o livro não deixa o leitor sem resposta. Na verdade, o objetivo é repensar alguns conceitos, construir novas ideias e compreender que o saber (a informação) é um dos principais caminhos para construir a liberdade de pensar. Mesmo porque, conhecer é uma forma de se proteger melhor, optar pelas escolhas com mais tranquilidade e ter mais segurança para dizer sim ou não, com mais consciência do que se está fazendo.

120 páginas
ISBN: 978-85-16-05971-2

 

Marcos Ribeiro

Marcos é sexólogo, formado em Educação Sexual pelo Centro Nacional de Educación Sexual (Havana, Cuba). É também consultor do Ministério da Saúde e do Canal Futura, coordenador geral do CORES (Centro de Educação e Orientação Sexual), parceirista para o Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais, palestrante e dinamizador de grupos para crianças, adolescentes, pais, professores, profissionais de saúde e empresas.

 

Sugestão de atividade

Dois tipos de atividades poderiam despertar muito o interesse dos alunos. A primeira diz respeito à demonstração dos diferentes métodos contraceptivos aos alunos por parte do professor. Essa é uma atividade de caráter extremamente simples e que pode esclarecer os estudantes no reconhecimento e escolha dos métodos contraceptivos. Outra atividade de grande interesse é o convite para que um agente de saúde (enfermeiro ou ginecologista) venha falar ao público adolescente sobre questões que sempre geram dúvidas. Isso poderia ser feito na forma de mesa-redonda até mesmo com a participação de outras turmas. Por último, ainda sugerimos a produção de um material informativo por parte dos alunos com a orientação do professor acerca de assuntos polêmicos voltados para a problemática sexual.

A criação de uma caixa de perguntas em que os alunos de forma anônima depositam suas dúvidas também é uma ferramenta eficaz de se trabalhar a educação sexual em sala de aula. Vale lembrar que quanto maior o envolvimento do professor com os alunos mais sinceras e profundas serão as dúvidas apresentadas.