Química > Minerais, minérios, metais - De onde vêm? Para onde vão?
Minerais, minérios, metais - De onde vêm? Para onde vão?

Encarte pedagógico

Os minerais encontráveis na crosta terrestre passam a ser considerados minérios quando se descobre o seu valor econômico e a possibilidade de se extrair deles substâncias de interesse como, por exemplo, os metais, tão importantes na aplicação em inúmeros setores da vida moderna. Nesse livro conhecemos algumas transformações envolvendo as rochas ao longo das eras. Identificamos os locais em que se encontram os minérios, os diversos processos pelos quais são extraídos os metais, bem como suas aplicações práticas mais comuns, com destaque para a produção brasileira. O autor também se refere às condições precárias dos trabalhadores em jazidas, garimpos e fábricas, discute as questões econômicas de países em desenvolvimento — incapazes de desenvolver tecnologia de exploração —, aborda as políticas de exploração do nosso subsolo por empresas estrangeiras, bem como analisa os efeitos danosos ao meio ambiente que devem ser evitados por diversos modos efetivos, além da conscientização dos riscos.

144 páginas
ISBN: 85-16-04004-6

 

Eduardo Leite do Canto

Doutor em Físico-Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Química, possui trabalhos apresentados em congressos e publicados em revistas científicas internacionais.

 

Sugestão de atividade

A área da química é privilegiada na parte da obra que trata da metalurgia. O último capítulo é dedicado a reflexões socioambientais, representando uma ótima oportunidade para trabalhar esse livro de modo interdisciplinar em sala de aula.

Para o desenvolvimento da atividade, seria interessante uma parceria com os professores das ciências e também com um professor da área de comunicação (língua portuguesa ou produção de textos) para orientar os alunos na elaboração de um jornal escrito ou de um documentário de divulgação da vivência realizada para a comunidade escolar. No caso de optarem por um jornal escrito, é importante que os grupos façam uma exposição oral de suas atividades para a classe.

A proposta é dividir a classe em grupos temáticos que tratarão dos seguintes assuntos (um ou mais grupos para cada tema):

• As reservas terrestres de minerais (abordar aqui o conceito do planeta Terra como um sistema fechado);

• Os processos siderúrgicos (trabalhar os conceitos químicos e resistência de materiais);

• Impactos ambientais e sociais da mineração (levantar questões relacionadas à reciclagem e ao trabalhador das minas).

Outros temas e conceitos também poderão ser trabalhados de acordo com a vontade do professor.

Visitas monitoradas a metalúrgicas (preferencialmente àquelas que trabalham com produtos do cotidiano do adolescente, como peças de bicicletas ou utensílios domésticos), centros ou cooperativas de reciclagem de alumínio, pedreiras e museus de mineralogia serviriam como atividades de sensibilização.

Sugestão de sites: http://www.cprm.gov.br – Serviço Geológico do Brasil – e http://www.cia-brasileira-aluminio.com.br – Companhia Brasileira de Alumínio.