Sugestão de atividade
A área da química é privilegiada na parte da obra que trata da metalurgia. O último capítulo é dedicado a reflexões socioambientais, representando uma ótima oportunidade para trabalhar esse livro de modo interdisciplinar em sala de aula.
Para o desenvolvimento da atividade, seria interessante uma parceria com os professores das ciências e também com um professor da área de comunicação (língua portuguesa ou produção de textos) para orientar os alunos na elaboração de um jornal escrito ou de um documentário de divulgação da vivência realizada para a comunidade escolar. No caso de optarem por um jornal escrito, é importante que os grupos façam uma exposição oral de suas atividades para a classe.
A proposta é dividir a classe em grupos temáticos que tratarão dos seguintes assuntos (um ou mais grupos para cada tema):
• As reservas terrestres de minerais (abordar aqui o conceito do planeta Terra como um sistema fechado);
• Os processos siderúrgicos (trabalhar os conceitos químicos e resistência de materiais);
• Impactos ambientais e sociais da mineração (levantar questões relacionadas à reciclagem e ao trabalhador das minas).
Outros temas e conceitos também poderão ser trabalhados de acordo com a vontade do professor.
Visitas monitoradas a metalúrgicas (preferencialmente àquelas que trabalham com produtos do cotidiano do adolescente, como peças de bicicletas ou utensílios domésticos), centros ou cooperativas de reciclagem de alumínio, pedreiras e museus de mineralogia serviriam como atividades de sensibilização.
Sugestão de sites: http://www.cprm.gov.br – Serviço Geológico do Brasil – e http://www.cia-brasileira-aluminio.com.br – Companhia Brasileira de Alumínio. |