Sugestão de atividade
O livro trata não apenas do plástico em si, mas também de questões relacionadas à produção de outros materiais sintéticos e ao impacto ambiental relacionado a eles. Ainda traz um importante capítulo com informações acerca da controversa prática da reciclagem.
Debates e elaboração de um projeto de reeducação ambiental da comunidade escolar em relação aos resíduos plásticos produzidos na escola são apenas algumas das possibilidades de trabalho com o livro.
A realização de um debate no qual se discuta o conteúdo do livro é de suma importância, pois ao longo do desenvolvimento das atividades os alunos devem perceber a efetividade da informação como elemento de transformação do seu meio. Durante o debate é interessante também que o professor encaminhe o conceito dos “três Rs”: redução da produção de resíduos, reutilização (que pode ser entendido como a opção por bens mais duráveis) e por último a reciclagem.
Os projetos devem priorizar os “três Rs” e ações coletivas (ou seja, devem englobar desde o aluno até a direção, passando por todos os demais profissionais da escola). Esta é uma oportunidade de trabalhar no aluno a ideia de que o impacto ambiental tem consequências coletivas, e que a solução tem que ser alcançada também de modo coletivo.
Não há necessidade de que os projetos sejam colocados em prática, porém uma discussão sobre a viabilidade de cada um deles será extremamente construtiva.
Visitas monitoradas a cooperativas de reciclagem e a aterros sanitários serviriam como atividades de sensibilização.
Sugestão de site: http://www.poli.usp.br/recicla/ (USP Recicla). |