Sugestão de atividade
O debate entre químicos e alquímicos, usando a história das ciências para trabalhar conceitos científicos, é uma das possibilidades de trabalho com o livro.
Dividir a classe em três grupos, um para representar os alquimistas, outro, os químicos e um terceiro para desempenhar o papel de público. É importante que a escolha dos papéis representados seja feita através de sorteio.
O professor conduzirá um debate entre alquimistas e químicos, orientando que cada um dos grupos tente convencer o “público” que as suas ideias são mais pertinentes. Esse trabalho de convencimento deve ser baseado em argumentos lógicos. Ao final, os representantes dos grupos que representam o público discutem entre si e concluem quem mais conseguiu defender as suas certezas: alquimistas ou químicos.
Com esta atividade, os alunos terão contato com alguns dos processos de geração de conhecimento científico, compreendendo que o que aprendem hoje como sendo verdade foi contestado ou aprovado por um público que acabou legitimando aquele conhecimento. É importante que o aluno perceba o papel dos argumentos, do convencimento, deixando claro que o grupo vencedor de um debate não necessariamente é aquele que defende a verdade, mas sim aquele que argumenta melhor.
Ao final da atividade, o professor poderá abrir para discussão alguns dos conceitos científicos citados pelos grupos, colocando quais destes são mais aceitos atualmente. |