Química > Alquimistas e químicos - O passado, o presente e o futuro
Alquimistas e químicos - O passado, o presente e o futuro

Encarte pedagógico

O fascínio da química e a capacidade que ela confere ao ser humano de transformar materiais e de viver em um mundo melhor impregnam as páginas desse livro, dando uma visão atraente dessa ciência. Da química do homem primitivo ao progresso da fase moderna, as etapas envolveram mentes, conhecimentos e intenções. Ciência e sociedade se delineiam nas muitas histórias narradas.

120 páginas
ISBN: 85-16-04628-1

 
José Atílio Vanin

Bacharel e licenciado em Química. Doutor em Ciências. Destacou-se como docente nas disciplinas de físico-química, química geral, química do meio ambiente, evolução dos conceitos de química, e termodinâmica aplicada a processos químicos e biológicos. Foi membro fundador da Sociedade Brasileira de Química e participante freqüente das reuniões da Sociedade, bem como das reuniões da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Faleceu em 2001.

 

Sugestão de atividade

O debate entre químicos e alquímicos, usando a história das ciências para trabalhar conceitos científicos, é uma das possibilidades de trabalho com o livro.

Dividir a classe em três grupos, um para representar os alquimistas, outro, os químicos e um terceiro para desempenhar o papel de público. É importante que a escolha dos papéis representados seja feita através de sorteio.

O professor conduzirá um debate entre alquimistas e químicos, orientando que cada um dos grupos tente convencer o “público” que as suas ideias são mais pertinentes. Esse trabalho de convencimento deve ser baseado em argumentos lógicos. Ao final, os representantes dos grupos que representam o público discutem entre si e concluem quem mais conseguiu defender as suas certezas: alquimistas ou químicos.

Com esta atividade, os alunos terão contato com alguns dos processos de geração de conhecimento científico, compreendendo que o que aprendem hoje como sendo verdade foi contestado ou aprovado por um público que acabou legitimando aquele conhecimento. É importante que o aluno perceba o papel dos argumentos, do convencimento, deixando claro que o grupo vencedor de um debate não necessariamente é aquele que defende a verdade, mas sim aquele que argumenta melhor.

Ao final da atividade, o professor poderá abrir para discussão alguns dos conceitos científicos citados pelos grupos, colocando quais destes são mais aceitos atualmente.