As Origens do Homem > Evolução das espécies - O pensamento científico, religioso e filosófico
Evolução das espécies - O pensamento científico, religioso e filosófico

Encarte pedagógico

Esse livro apresenta, de forma didática e simplificada, os principais fatos relacionados com a teoria da evolução, de acordo com os conhecimentos atuais. Esse assunto foi, durante os últimos dois séculos, objeto de muita divergência, em que se opunham razões de doutrina religiosa aos fatos observados pelos cientistas. O progressivo acúmulo de documentos históricos (os fósseis) e o estudo comparado dos seres adultos e embriões formam, entretanto, uma base de sustentação que tornou praticamente impossível a sua contestação. São salientados esses principais aspectos e os passos dos cientistas envolvidos nesse empolgante mistério da natureza, que é o da origem dos seres vivos que povoam o nosso planeta. São feitas considerações sobre a origem da espécie humana e sobre o papel ético na formação das nossas sociedades.

96 páginas
ISBN: 85-16-03949-8

 

Samuel Murgel Branco

Samuel Murgel Branco Nasceu em São Paulo. Formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no curso de História Natural, especializando-se em ciências biológicas. Foi professor na Faculdade de Saúde Pública da USP, criando e desenvolvendo as disciplinas de hidrobiologia e de saúde ambiental. Foi Consultor Internacional de diversos órgãos da ONU, ministrando cursos especializados em países da América Latina, no Quênia, na Nova Zelândia, na Europa e em todo o Brasil. Faleceu em 2003.

 

Sugestão de atividade

Os três primeiros capítulos do livro podem servir como complemento ao livro didático de biologia. Você pode propor, ainda, a leitura das páginas 61 a 71, que têm histórias e exemplos curiosos, terminando numa visão mais planetária da evolução. Ao final, você pode pedir que os alunos expliquem o exemplo dos caranguejos, que é uma boa forma de verificar se entenderam realmente o mecanismo da seleção natural. Outro tema interessante a partir dessa leitura é a evolução do planeta como um todo, que pode ser discutida dentro da hipótese de Gaia, por exemplo. Nesse caso, é importante destacar que a seleção natural atua sobre os indivíduos, mas que se discute a possibilidade de mecanismos evolutivos ao nível das moléculas, dos grupos e dos ecossistemas. O capítulo 5, sobre a origem evolutiva do homem, pode servir como base para o trabalho interdisciplinar proposto anteriormente sobre as origens biológica e histórica do homem.