As Origens do Homem > A espécie humana - De onde viemos? Para onde vamos?
A espécie humana - De onde viemos? Para onde vamos?

Encarte pedagógico

Esse livro não pretende dar respostas individuais, mas tratar de nossa espécie como um todo. Ele começa por um resumo da história humana, do passado remoto aos nossos dias, e faz algumas projeções para o futuro. No entanto, esse não é um livro de história. Fala do homem e da mulher comuns e da imensa responsabilidade que recai sobre os ombros da geração que hoje tem de 15 a 18 anos, porque a espécie humana corre sério perigo de destruição devido ao mau uso do avanço tecnológico. O futuro imediato e o remoto tanto da nossa espécie quanto do planeta dependem da interferência das novas gerações na herança que lhes vamos entregar.

136 páginas
ISBN: 85-16-04975-2

 

Rose Marie Muraro

Escritora e editora. É conferencista internacional, tendo dado palestras em mais de 40 universidades nos Estados Unidos. No Brasil, fez conferências em várias estatais, ministérios, sindicatos patronais e de trabalhadores, universidades etc.

 

Sugestão de atividade

Você pode propor aos alunos um projeto sobre a questão dos gêneros. É importante que os grupos sejam mistos para que a discussão possa incluir os dois lados. Numa primeira etapa, os alunos podem ler os capítulos 2 (pré-história), 4 (neolítico, início do patriarcado), parte do 5 (Grécia antiga), parte do 6 (caça às bruxas), parte do 8 (mulheres operárias, fim do século XIX), do 9 (mulheres nos países em desenvolvimento) e o 11 inteiro (síntese, hoje). Depois das leituras, cada grupo elabora algumas perguntas para entrevistar pessoas de diferentes idades. Um homem e uma mulher com mais de 60 anos, outros dois de 40 a 60, outros dois de 20 a 40. Algumas perguntas que podem ser feitas, se eles precisarem de exemplos: Existe igualdade entre os sexos? Que diferenças existem entre homens e mulheres? As mulheres são desvalorizadas no mercado de trabalho? O que mudou desde os anos 1970?

Antes das entrevistas, peça um trabalho por grupo, com uma síntese do que foi lido, separado por períodos da história, e as perguntas. Devolva os trabalhos e, a partir deles, escolha com os alunos as perguntas que farão nas entrevistas. Perguntas iguais possibilitam a comparação dos dados. Termine o projeto socializando e discutindo o resultado das entrevistas com a classe. A ideia é que os alunos façam uma análise dos discursos, identificando divergências e semelhanças entre as faixas etárias e detectando elementos de diferentes épocas no discurso atual.