Sugestão de atividade
Você pode propor aos alunos um projeto sobre a questão dos gêneros. É importante que os grupos sejam mistos para que a discussão possa incluir os dois lados. Numa primeira etapa, os alunos podem ler os capítulos 2 (pré-história), 4 (neolítico, início do patriarcado), parte do 5 (Grécia antiga), parte do 6 (caça às bruxas), parte do 8 (mulheres operárias, fim do século XIX), do 9 (mulheres nos países em desenvolvimento) e o 11 inteiro (síntese, hoje). Depois das leituras, cada grupo elabora algumas perguntas para entrevistar pessoas de diferentes idades. Um homem e uma mulher com mais de 60 anos, outros dois de 40 a 60, outros dois de 20 a 40. Algumas perguntas que podem ser feitas, se eles precisarem de exemplos: Existe igualdade entre os sexos? Que diferenças existem entre homens e mulheres? As mulheres são desvalorizadas no mercado de trabalho? O que mudou desde os anos 1970?
Antes das entrevistas, peça um trabalho por grupo, com uma síntese do que foi lido, separado por períodos da história, e as perguntas. Devolva os trabalhos e, a partir deles, escolha com os alunos as perguntas que farão nas entrevistas. Perguntas iguais possibilitam a comparação dos dados. Termine o projeto socializando e discutindo o resultado das entrevistas com a classe. A ideia é que os alunos façam uma análise dos discursos, identificando divergências e semelhanças entre as faixas etárias e detectando elementos de diferentes épocas no discurso atual. |