Sugestão de atividade
Você pode propor aqui, novamente, um trabalho multidisciplinar aos seus colegas. O professor de história poderia trabalhar a Revolução Industrial (capítulo 1) ou uma visão mais geral (capítulo 4). Os professores de física e química dividiriam o capítulo 2 (fontes de energia) e o 5 (fontes alternativas). Em biologia, por sua vez, os alunos estudariam o capítulo 3, e em geografia o início do capítulo 6 (distribuição da energia na Terra). O ideal seria que todas as matérias trabalhassem simultaneamente, pois uma informação complementa a outra. Será necessário, para que o trabalho fique mais coeso, que vocês discutam um problema/questão para ser o eixo central, algo que estimule os alunos a pensar. Pode ser algum assunto que está (ou esteve) na mídia, como o uso de combustíveis fósseis em tempos de aquecimento global, ou a competição por espaço entre biocombustíveis e alimentos. São questões complexas que podem fazer os alunos se interessarem.
Uma outra sugestão importante é propor aos alunos investigar as fontes de energia da escola e de suas casas, fazer um relatório e propor medidas de economia. Quem sabe esse trabalho não ajude a sua escola a se tornar mais sustentável? |