Meio Ambiente -Temas Especificos > Energia e meio ambiente
Energia e meio ambiente

Encarte pedagógico

Por muito tempo o ser humano usou sobretudo a energia solar, cujos desdobramentos propiciam a utilização da energia dos ventos, da água e da tração animal e do próprio braço humano. A situação foi notavelmente alterada com o advento da máquina a vapor, que trouxe a novidade do armazenamento de energia, o que ampliou de forma fantástica a possibilidade de seu uso e da descoberta de outras fontes de energia. No entanto, também aumentaram os impactos sobre o equilíbrio ecológico, trazendo sérios riscos para a saúde do planeta. Nesse livro, o autor discorre sobre a disponibilidade energética atual e futura, aponta os benefícios e os problemas advindos do progresso, bem como reforça a necessidade de serem tomados os devidos cuidados com o seu uso e a esperança de que possamos utilizar fontes alternativas menos danosas ao ambiente.

144 páginas
ISBN: 85-16-03951-X

 

Samuel Murgel Branco

Nasceu em São Paulo. Formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, no curso de História Natural, especializando-se em ciências biológicas. Foi professor na Faculdade de Saúde Pública da USP, criando e desenvolvendo as disciplinas de hidrobiologia e de saúde ambiental. Foi Consultor Internacional de diversos órgãos da ONU, ministrando cursos especializados em países da América Latina, no Quênia, na Nova Zelândia, na Europa e em todo o Brasil. Faleceu em 2003.

 

Sugestão de atividade

Você pode propor aqui, novamente, um trabalho multidisciplinar aos seus colegas. O professor de história poderia trabalhar a Revolução Industrial (capítulo 1) ou uma visão mais geral (capítulo 4). Os professores de física e química dividiriam o capítulo 2 (fontes de energia) e o 5 (fontes alternativas). Em biologia, por sua vez, os alunos estudariam o capítulo 3, e em geografia o início do capítulo 6 (distribuição da energia na Terra). O ideal seria que todas as matérias trabalhassem simultaneamente, pois uma informação complementa a outra. Será necessário, para que o trabalho fique mais coeso, que vocês discutam um problema/questão para ser o eixo central, algo que estimule os alunos a pensar. Pode ser algum assunto que está (ou esteve) na mídia, como o uso de combustíveis fósseis em tempos de aquecimento global, ou a competição por espaço entre biocombustíveis e alimentos. São questões complexas que podem fazer os alunos se interessarem.

Uma outra sugestão importante é propor aos alunos investigar as fontes de energia da escola e de suas casas, fazer um relatório e propor medidas de economia. Quem sabe esse trabalho não ajude a sua escola a se tornar mais sustentável?