Meio Ambiente - O Planeta > A atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre

Encarte pedagógico

Nesse livro os autores analisam a origem da atmosfera terrestre e as pesquisas pelas quais os cientistas investigam a evolução do clima no planeta desde eras passadas. Instrumentos de alta tecnologia permitem a coleta de substâncias e materiais que compõem o manto gasoso que envolve a Terra, descobrindo nele não só os elementos do “ar limpo”, mas também os componentes minoritários que estão ligados a processos naturais ou derivam das atividades do ser humano e outros seres vivos. De posse dessas informações, são examinadas as formas pelas quais o ser humano utiliza os gases da atmosfera de forma criativa, mas também os efeitos da poluição, que tem provocado alterações indesejáveis na atmosfera e no clima terrestre, exigindo uma conscientização e providências urgentes para sua reversão. Finalmente, examinam alguns fenômenos que só existem por causa da atmosfera, tais como o tempo e o clima, o som e o voo.

160 páginas
ISBN: 85-16-04140-9

 

Mário Tolentino

Nasceu em São Carlos (SP), onde se formou na então Escola Normal Secundária de São Carlos, na qual passou a lecionar Química no curso ginasial, a partir de 1934. Em 1970, fez curso de especialização em Metodologia do Ensino da Química no Beaver College, em Glenside, Pensilvânia (EUA). Em 1991 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de São Carlos. Foi professor titular do Departamento de Química, do qual foi chefe. Faleceu em 2004.

Romeu C. Rocha-Filho

Nasceu em Lages, SC. Licenciou-se em Química pela Universidade Federal de São Carlos, da qual passou a ser professor no Departamento de Química (atualmente é professor adjunto). Obteve os títulos de Mestre em Físico-Química e de Doutor em Ciências - área Físico-Química - no então Instituto de Física e Química de São Carlos da USP. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar.

Roberto Ribeiro da Silva

Bacharel em Química pela UFMG. Professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília. Mestre em Química Orgânica pela Universidade de Indiana (EUA) e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Autor de livros e artigos na área de Educação em Química. Membro atuante da Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.

 

Sugestão de atividade

A utilização do livro pode ser exemplificada a partir de diferentes propostas, das quais vale a pena salientar o grande potencial interdisciplinar. Esse tema traz conteúdos diretamente relacionados às áreas físicas (no que diz respeito ao estudo dos gases e termodinâmica), químicas (no que toca a classificação dos componentes poluentes, as reações químicas que ocorrem na formação de chuva ácida, na destruição da camada de ozônio, etc.) e biológicas (buscando destacar a relação dos seres vivos com o ar). Esse livro possui intrínseca relação com o livro A poluição do ar, o que possibilita a inter-relação entre os assuntos abordados em cada um deles.

Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas, está a construção de uma fita do tempo geológico na qual poderiam ser destacados os diferentes gases que estariam presentes na atmosfera nas diferentes fases geológicas do planeta, relacionando tais informações ao desenvolvimento das características de vida que foram possíveis com as mudanças atmosféricas. Essa é uma atividade importante por abordar a história geológica da Terra, possibilitando extrapolações temporais associadas às características do planeta que tornaram possível a existência da vida. A construção dessa fita pode ser feita a partir da divisão da classe em grupos, monitorados pelo professor.

A visita a uma estação meteorológica seria de grande motivação aos alunos porque poderia fazê-los entrar em contato com equipamentos tecnológicos de sumo interesse para sua formação científica.